A expressão plástica e a criança com T21

10-05-2013 22:11

 

Para Sampedro et al., (1993) as bases fundamentais da educação da criança com T21

podem resumir-se em dois princípios:

1-“A finalidade da educação de crianças com T21 é a mesma que a da educação em

geral. Deverá ser-lhes dado todas as oportunidades e auxílio para que possam

aumentar as suas capacidades cognitivas e sociais específicas até ao mais alto nível

que lhes for possível” (Lopez M., 1983 cit. Sampedro et al., (1993);

2- Princípio de normalização segundo o qual “há de se ter em atenção que as pessoas

com deficiência beneficiem tanto quanto for possível do sistema regular de serviços

gerais da comunidade, integrando-se nela. A aplicação do princípio de normalização

no campo educativo denomina-se integração escolar”(Real Decreto de la Ordenación

de la Educación Especial, maio, 1985 cit. Sampedro et al., 1993).

 

Antes da entrada da criança no 1º CEB, esta deverá ter adquirido os pré-requisitos mínimos

de maturação nas seguintes áreas:

a. Autonomia pessoal: cuidado de si mesmo, higiene pessoal, controlo de esfíncteres,

etc.;

b. Supressão de hábitos mal adquiridos;

c. Iniciação na aprendizagem de recursos de comunicação tanto ao nível da compreensão como da expressão;

d. Educação da motricidade e dos sentidos.

Estes requisitos não são apenas atingidos em sessões individualizadas de estimulação

precoce, é fundamental a participação da criança em situações de interação com outras crianças. É essencial uma boa eficácia na coordenação entre a elaboração e o seguimento

do plano de intervenção.

 

Áreas de intervenção o e o contributo da expressão plástica

“A perceção é um processo complexo que consiste na recolha e posterior

interpretação, da informação que chega através dos sentidos. A criança com

Trissomia 21 é confrontada com tarefas que tem de realizar, não dispondo de um

mecanismo de estruturas cognitivas que lhe permitam apreender adequadamente o

mundo percetivo”.(Sampedro et al., 1993)

 

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